terça-feira, 28 de julho de 2009

Jogo "de vida ou de morte"

Não é a última jornada do campeonato, não é a final da Liga dos Campeões. Contudo, amanhã o Sporting disputa um jogo importantíssimo para a definição do que será a época desportiva que agora começa.

Na recepção ao Twente, ainda sem o reforço Caicedo, espera-se uma vitória contundente, que deixe já 80% de certezas quanto à passagem à próxima eliminatória.

Para além disso, pede-se bom futebol, algo que parece ser complicado no Sporting de Paulo Bento.

Perder o jogo de amanhã significará, em princípio, o afastamento da Liga dos Campeões. Isso significa menos dinheiro, por sua vez menos reforços, uma pior equipa, pior futebol, menos sócios, menos gente no estádio. É um ciclo vicioso...

Vencer, de forma clara, por outro lado, e com uma boa exibição, poderá ser um excelente "boost" de aproximação entre adeptos e equipa, levando a melhores casas nos jogos a Alvalade e uma melhor relação dos fãs com os jogadores e equipa técnica.

Não sou fã, nem sequer simpatizante de Paulo Bento. Reconheço-lhe algum mérito na defesa dos interesses do Sporting mas como treinador considero-o pouco mais que "um zero". Contudo, espero que amanhã se transcenda, faça aqueles 11 ou 14 jogadores dar o seu máximo em campo e sair do estádio com um grande resultado e um sorriso na cara de todos nós.

Saudações Leoninas,

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A merecida homenagem ao Eterno Guardião

O dia de apresentação do novo reforço para a equipa profissional de futebol do clube, Felipe Caicedo, que chegou com "ganas" de mostrar que é uma opção válida para Paulo Bento, com características que faziam muita falta ao plantel, ficou igualmente marcado por uma simbólica homenagem a Vítor Damas, o Eterno Guardião das redes de Alvalade.

No mesmo dia em que a sua filha, Ana Rita Oliveira, se tornou sócia do nosso clube, a baliza Sul do Estádio José Alvalade foi baptizada com o nome de Vítor Damas, ele que é o guarda-redes e atleta que mais vezes envergou a camisola do Sporting Clube de Portugal, em toda a sua história, num total de 743.

Na cerimónia esteve presente grande parte da família Damas mais próxima do guarda-redes, visivelmente emocionados pela bonita e claramente merecida homenagem ao grande leão.

Aqui fica uma prova de como não são precisos grandes gestos para honrar e relembrar a história do Sporting. A direcção está de parabéns por esta medida.

Nota também para o facto de o ex-jogador do clube, Marinho, e o novo reforço, Caicedo, se terem tornado igualmente sócios.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Assim não, Bento...

Depois de mais uma fraca exibição do Sporting em Guimarães, exceptuando os primeiros 20 minutos da segunda parte, em que foram marcados os dois golos da equipa, Paulo Bento voltou a demonstrar que mudar (para melhor...) não é com ele.

Todos já conhecemos a teimosia de Paulo Bento, que provavelmente nunca alterará o seu esquema táctico que provoca a má qualidade do futebol do Sporting, de há 4 anos para cá, e pelos vistos parece também não querer mudar, no que diz respeito ao que o ouvimos dizer após alguns jogos. Mais uma vez, no final do encontro, Bento mandou recados para os seus jogadores através da imprensa, que obviamente já pegou nas suas palavras para tentar incendiar os ânimos no clube, referindo que o jogador avisado era Vukcevic.

É claro que a imprensa (neste caso, o jornal oJogo, que não refere a fonte de tal informação - nem outra coisa seria de esperar) tem uma grande parte da culpa nestas situações, mas Paulo Bento está muito longe de se encontrar ilibado de responsabilidades.

Qualquer outro treinador normal daria os seus recados e faria críticas aos seus jogadores no balneário ou nos treinos, não tratando desse género de assuntos em público.

Novamente, Paulo Bento errou, em algo que já lhe valeu a perda de alguns jogadores (Stojkovic, Vukcevic e Miguel Veloso, estes dois últimos temporariamente). Parece que não é só na táctica que o nosso treinador nunca vai mudar, e penso nem ser necessário referir quem mais perde com isso...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Hoje, em Guimarães...

... o Sporting disputa um jogo que poderá ser importante e influente no resto da pré-temporada leonina.

A terceira derrota consecutiva, desta feita em casa de uma equipa do mesmo escalão, significará obrigatoriamente que mesmo aqueles que parecem não querer ver o inevitável terão que perceber que esta equipa não chega para atacar um título. Como tal, o plantel terá que ser reforçado, e não poderá ser apenas com os prometidos, há já muito tempo, médio e avançado. Falta mais. Arrisco mesmo dizer que, no mínimo, a equipa precisa de 3 reforços, e dois deles são para o sector defensivo, cujos actuais membros Paulo Bento parece ter em alta consideração.

Para além disso, perder no jogo de hoje representará provavelmente um estádio quase vazio, por assim dizer, no próximo jogo em Alvalade, a 29 de Julho, na recepção ao Twente, para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Por outro lado, uma vitória esclarecedora e com bom futebol, no jogo que começará daqui a poucos minutos, dará razão a Paulo Bento e Bettencourt, que parecem bastante satisfeitos com o que por agora têm, tal a demora que está a marcar a chegada de novos reforços, e significará, espero, que Alvalade tenha uma boa casa no próximo encontro, frente à equipa holandesa.

Num jogo aparentemente insignificante, muito poderá estar em jogo.

Saudações Leoninas,

Face à falta clara de ideias e qualidade de jogo...

... dizemos que o resultado foi injusto, realçamos apenas os aspectos positivos (que são muito poucos, diga-se de passagem) e queixamo-nos de falta de sorte ou de ocasionais e não-repetíveis distracções. É este o Sporting da era Paulo Bento.

A pré-época pouco efeito tem em mim. Mais que vencer, serve para integrar novos jogadores (neste Sporting não há grande aplicação nessa matéria), para criar ou solidificar rotinas de jogo (que parecem continuar a não existir, apesar de quase tudo ser igual de há 4 anos para cá) e para definir, em alguns casos, quem fica ou quem sai do plantel. Mas a pré-temporada que o Sporting está a realizar não se admite!

É claramente a época pior preparada dos últimos anos. É certo que os melhores ficaram, entrou um bom jogador, mas as lacunas do plantel estão muito longe de estar cobertas, agora que faltam 8 dias para o começo oficial da época. Fala-se em "dar tempo ao tempo", esperar, esperar, esperar, e desculpabiliza-se todas as falhas com o baixo orçamento, comparativamente com os dois rivais.

O que não percebem é que estamos fartos de esperar. 7 vezes fartos.

Chega de desculpas, chega de mau futebol, chega. Se sempre achei que a frase "Paulo Bento Forever" tinha sido bastante infeliz, por parte de Bettencourt, cada vez mais a minha opinião é sustentada, e o meu desagrado com a prestação do treinador do Sporting cresce de dia para dia. Mas a culpa não é só dele...

Este tem que ser o ano.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Para aplaudir... e reflectir

Apenas ontem tomei conhecimento de um projecto iniciado há poucos meses e que será uma importante ajuda para recuperar algum do ecletismo perdido pelo Sporting, nos últimos anos.

O sportinguista Vicente Coentrão, apreciador de rugby, em conjunto com o Núcleo Sportinguista de Santarém, promoveu uma iniciativa que visa recuperar a modalidade no nosso clube, e tem tido até agora sucesso, nos escalões mais jovens, com a equipa a participar inclusivamente em alguns torneios até ao momento.

A equipa de rugby, para já apelidada de "Sporting Rugby NSS" (podem visitar a sua página online em http://sportingrugby.blogspot.com), será em princípio mais tarde oficialmente reconhecida pelo Sporting, algo que penso ainda não ser, passando então aí a utilizar equipamentos e o logótipo do clube.

Este caso é algo que dá que pensar, e muito. Por iniciativa própria, um sportinguista, procurando apoio num núcleo do clube, conseguiu reactivar uma modalidade no Sporting Clube de Portugal, algo que deveria caber ao próprio clube. Caso eles não o façam, porque não nós, sócios e adeptos?

Vicente Coentrão e o Núcleo Sportinguista de Santarém provaram que não é assim tão difícil. Neste caso, bastou o amor ao clube e a uma modalidade que o Sporting não tinha, de momento, para que este projecto fosse levado para a frente e, daqui a uns anos ou até daqui a uns meses, espero eu, o Sporting Clube de Portugal possa dizer que tem mais uma modalidade, oficialmente.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Amadorismo, incompetência?

Há uns dias atrás o departamento médico do Sporting afirmava publicamente que não se justificava uma intervenção cirúrgica a Marat Izmailov, que sofre de uma tendinite há já cerca de 2 meses.

Acreditando numa recuperação do russo que lhe permitisse estar apto para disputar a 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, nem dei grande atenção ao assunto, e fiquei chocado e profundamente irritado quando hoje visitei o site oficial do Sporting e li, em palavras de Gomes Pereira, que o jogador vai ter mesmo que ser operado e que o tempo de paragem será de cerca de 10 semanas!

Estamos a falar de dois meses e meio, isto fiando-nos no que diz o departamento médico do clube, que já provou não ser particularmente fiável. Izmailov ficará sem jogar até Outubro, no mínimo, perdendo as pré-eliminatórias da Liga Milionária e os primeiros jogos do campeonato.

A perda do russo por este período de tempo é um duro revés nas aspirações da equipa esta temporada, até porque Vukcevic terá que jogar a meio-campo, obrigando mesmo à contratação de um novo avançado para alinhar ao lado de Liédson, em princípio, ou mesmo de um centrocampista que possa substituir Marat.

A pergunta que deixo no ar é: Amadorismo, incompetência? Escolham vocês. No final do ano talvez uma destas palavras possa vir a revelar-se como um dos factores para a perda de mais um título. Espero bem que não, mas faltas de minúcia e de cuidado como esta ajudam a perder campeonatos, sem dúvida.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Estão a gozar connosco?

Qual não foi o meu espanto quando, há dois dias atrás, entro no site oficial do Sporting e me deparo com a tabela de preços para o jogo de apresentação, no próximo dia 18, frente ao Feyenoord.

Num jogo que deveria supostamente ser realizado num clima de festa e de aproximação da equipa aos sócios e adeptos, como sempre sucede neste tipo de jogos, eis que nos colocam à frente o seguinte preçário:


Alguma vez se aceita, por exemplo, que um sócio pague 20€ para ter um lugar na Bancada Central B? Que pague 20€ para se sentar numa Lateral? Até mesmo que um adepto pague 35€ (na Central A)? Qual é o objectivo desta palhaçada, perguntam muitos sportinguistas, certamente? Provar que compensa comprar uma Gamebox, que incluí este jogo? Tentar demonstrar desde cedo que não faz parte dos objectivos prioritários desta nova direcção ter o estádio repleto todas as semanas, ou pelo menos com uma boa afluência de sócios/adeptos?

Não consigo compreender, a sério que não consigo. E caso estes preços se devam mesmo à primeira hipótese que sugeri, a de procurar demonstrar a rentabilidade da Gamebox, aconselho-os a pensar, por vezes, em quem vive longe de Lisboa, que não irá, provavelmente, comprar o lugar anual no Estádio, mas que gostaria de ir a este jogo.

Saudações Leoninas,

terça-feira, 7 de julho de 2009

20 dias!

Faltam cerca de 20 dias para o começo oficial da nova temporada, com a 1ª mão da Segunda Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões.

Com um período de tempo reduzido para o primeiro jogo "a sério" e faltando ainda um avançado, segundo o treinador, e um médio que possa cobrir uma eventual saída de Miguel Veloso (já para não falar de defesas laterais, que são bem precisos, mas que parecem não fazer parte dos planos do treinador), não estará na altura de surgirem então os restantes reforços? Não será em cinco dias que qualquer atleta se irá integrar totalmente na equipa, adaptar às rotinas de jogo e de treino e ao ritmo competitivo requerido, certamente.

Está na altura de falar menos (Bettencourt já disse que haverá mais reforços, para além de Matias Fernandez) e agir!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Não merecias isto, Iorda...

Ivaylo Iordanov é um sportinguista "dos bons". Iordanov é um dos nossos, e sempre o será. Como tal, acho triste, lamentável e vergonhoso que o Sporting, ao longo de anos, tenha sempre negado ao búlgaro o jogo de homenagem que ele sem dúvida merece, nem que mais não seja pelo seu enorme sportinguismo.

Iordanov queria um jogo de homenagem, o Sporting não o queria. A situação arrastou-se durante demasiado tempo, e só ontem viu um desfecho, e feliz para o jogador, e para o Sporting também, porque o Sporting são os seus sócios, e os sócios querem, obviamente, poder homenagear o camisola 9.

Só ontem, por ordem do tribunal, foi o Sporting obrigado a realizar o jogo pretendido e merecido pelo jogador, que ocorrerá em princípio durante esta época desportiva. Pela primeira vez na vida, dou-me por contente com uma derrota do Sporting.

Seja quando for, penso que os sportinguistas deverão estar presentes, de forma massiva, para demonstrar que Iordanov não é dispensável no mundo sportinguista, é uma figura eterna do clube, que nós para sempre queremos ter connosco. Os sócios querem homenagear o homem que, a 14 de Maio de 2000, viveu "o dia mais feliz da sua vida", ao serviço do Sporting Clube de Portugal, o seu amor.

Obrigado por tudo, Iorda.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dia de festa em Alvalade

O dia em que o Sporting celebrou 103 anos de vida ficou marcado, no final da tarde, pela apresentação de Matias Fernandez, bastante hilariante pela tentativa do presidente José Eduardo Bettencourt (JEB) em falar espanhol, acabando por se expressar num misto entre castelhano e português. Há no youtube vídeos sobre esse acontecimento, que me deixou pregado às gargalhadas.

Os equipamentos para a nova época foram então apresentados, quer para o Atletismo, Futsal, Andebol e Futebol, revelando-se algo mais engraçados do que aquilo que eu previa, apesar de bastante semelhantes àqueles que circularam pela blogosfera nas últimas semanas.

Da esquerda para a direita, Caio Japa (Futsal - Reforço), João Pinto II (Andebol - ex-junior), João Matos (Futsal) e Fernando Nunes (Andebol)

Francis Obikwelu e Sandra Teixeira (Atletismo)

Liédson, Daniel Carriço, Anderson Polga e João Moutinho (Futebol)

Pessoalmente, gosto bastante do equipamento alternativo (última fotografia); tenho apenas pena que o patrocínio seja o da Meo, que considero não combinar bem com as cores do equipamento. Quanto ao principal, agrada-me o facto de as listas serem mais grossas e em menor número (passaram de 10 para 5) mas a parte verde abaixo do pescoço é realmente horrenda, tendo já suscitado, noutras equipas que utilizam material da Puma, protestos por parte dos adeptos. Seria tão mais bonito se não complicassem...

Entretanto, neste dia de alegria e festa, há também que realçar um aspecto negativo, que parece não mudar.

Não é que, com a apresentação dos novos equipamentos marcada para as 20h00, com transmissão em directo no site oficial, decidem colocar nesse mesmo local fotografias dos equipamentos cerca de uma hora antes? Mantêm todo o segredo para que as novas camisolas apenas sejam divulgadas na cerimónia oficial da sua apresentação, e colocam-nas no site uns largos minutos antes?

A falta de organização pelos vistos continua, no que diz respeito ao marketing, e não apresenta grandes tendências para se alterar num futuro próximo, tendo em conta a amostra com que nos presenciaram hoje.

Novamente, Parabéns Sporting!

Saudações Leoninas,