domingo, 5 de abril de 2009

Cry, babies, cry...

A nossa vitória em Matosinhos, num jogo que terminou há pouco mais de duas horas atrás, dará provavelmente que falar, na imprensa desportiva, nos próximos dias.

Isto porque estamos num país em que se procura ocultar frequentemente os erros graves e intencionais dos indivíduos da arbitragem, nomeadamente quando estes acontecem em benefício de certa equipa que veste de encarnado, e se tenta exultar, destacar e apelidar de "erros", grande parte dos lances normalíssimos que acontecem em jogos do Sporting.

Apesar de já saber do que a casa gasta, no que concerne à honestidade das entidades desportivas (imprensa, dirigentes e adeptos) em Portugal, fiquei bastante surpreendido quando ouvi na SportTv que houve penalty aos 51 minutos, no jogo entre Leixões e Sporting, por alegada mão do Abel na nossa área.

Para além disso, o já reputado peixeiro José Mota veio falar à flash interview, aparentemente revoltado, e queixando-se de benefícios constantes dos clubes "grandes" em jogos frente aos chamados "pequenos". E logo ele, que era treinador do Paços quando estes foram ganhar a Alvalade através de um golo com a mão, que nos tiraria o campeonato, há dois anos...

Também num fórum online que frequento encontrei vários adeptos de outros clubes a atirar-nos à cara que não nos devíamos queixar de lances em que somos prejudicados porque depois podem acontecer outros como este.

O contacto do corpo do Abel com a bola pode suscitar algumas dúvidas, mas depois da visualização da repetição sempre pensei ser impossível alguém afirmar peremptoriamente que se tratava de um motivo para marcação de grande penalidade.

Todo este conjunto de situações me leva a interrogar sobre como será vivido o futebol nas restantes principais ligas europeias? Apesar de se saber, por exemplo, que em Espanha há jornais desportivos que servem sem disfarçar clube x ou y (nomeadamente Barça ou Real), pergunto-me se, noutros países, haverá jornais, que se apelidam de neutros, a tentar prejudicar constantemente a imagem de certos clubes em detrimento de outros.

Amanhã, provavelmente, será mais falado o lance do Abel do que a jogada que dá a vantagem no jogo de hoje aos nossos amigos lampiões, com mais um penalty assinalado por falta que ocorreu fora da área.

Depois de ver que, no dia seguinte à final da Taça da Liga, apenas um jornal desportivo fez manchete com o erro gravíssimo do Lucílio, já nada me espanta...


Quanto ao jogo em si, foi mal jogado, com a bola demasiado disputada no meio-campo. Pelo controlo do Sporting em grande parte do encontro e pelo maior perigo criado, considero a vitória perfeitamente justa e adequada. O título ainda é possível, apesar de se afigurar muito complicado. Resta (tentar) acreditar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário