sábado, 1 de agosto de 2009

Não merecemos isto... Basta!


Fiz, na passada quarta-feira, mais uma vez, cerca de 730km para ver o meu amor ao vivo. Fui ao Estádio primeiro, pela tarde, feliz por voltar a ver um jogo do Sporting (já não ia a um estádio desde Coimbra no ano passado), comprei os bilhetes e a camisola. Estava lá muita gente, muitos outros leões, sedentos de futebol como eu, e era desde logo possível antever que iria estar uma boa casa, umas horas mais tarde.
Pois bem, pediram apoio, tiveram apoio. Uma fantástica casa, para a época do ano em que nos encontramos. Vi as claques a apoiar sempre a equipa, o restante público a espaços, mas de falta de apoio não se podem queixar.

Contudo, dentro do campo, presenciei o seguinte:

- Três jogadores a jogar futebol, do nosso lado, e um deles apenas durante 45 minutos. Falo de Carriço, Veloso e Matias, respectivamente. Estiveram fantásticos, no meio da mediocridade que foi a exibição da equipa.

- Dois jogadores que têm que sair, imediatamente, do Sporting. Quanto a Djaló, prefiro nem me alongar, e, referindo-me a Pedro Silva, para além de ser mau jogador, tem uma falta de atitude e de garra tremendas. Os passes que falhou, as intercepções mal calculadas, tudo - péssimo. Não gosto nada do Abel, mas depois do jogo de ontem tem que ser ele o titular naquele lado.
Acerca do Yannick não digo muito, um jogador de 22 ou 23 anos que não sabe dominar uma bola, que quando pega nela corre em frente e a perde, invariavelmente, não pode estar no Sporting. Não respeita, simplesmente, os padrões mínimos de inserção num plantel profissional de um clube destes, não o considero sequer um jogador de futebol. Pode ser que encontre jeito para qualquer outra actividade.

- Um Caneira ridículo. Ridículo é pouco, aliás. O número 15 holandês fez "gato-sapato" dele na primeira parte inteira, e na segunda tal só não aconteceu de novo porque o Twente começou a recuar e porque o Caneira saiu a meio. Este é outro com quem não podemos contar muito, já o tinha mostrado contra o Feyenoord, e o declínio de forma nos últimos anos é inegável.

- Liedson e Postiga péssimos. O primeiro, contra defesas tão atléticos, provou não ser o mesmo, não tem a mesma capacidade de reacção, de finta. A exibição do segundo resumiu-se a passar o jogo no chão a pedir penaltys ou livres.

- Polga muito mau na primeira parte, a deixar-se antecipar constantemente e a fazer cortes totalmente disparatados, e apenas não esteve tão mal na segunda porque os holandeses não atacaram mais. Ainda assim, ainda teve tempo para o remate do meio campo da praxe.

- Rochemback entrou muito mal. Logo após a substituição que o colocou em campo, perdeu uma bola ao tentar fintar dois jogadores simultaneamente. Dois ou três minutos depois, faz um remate do meio campo que quase sai pela linha lateral. Jogadores com esta atitude, não, obrigado.

- Vukcevic é um jogador de que gosto imenso, mas está a começar a época de forma miserável. Não tenta o 1 para 1, procura pouco a bola, inventa demasiado - está em péssima forma.

Os aplausos e agradecimentos ao público no final (vi ainda muita gente que apupou os jogadores após o apito final, mas que quando foram agradecer lhes bateu palmas) acabaram por safar um bocado a pintura (não para mim, mas para alguns adeptos), caso contrário teriam saído de campo sob um coro de assobiadelas ainda maior e mais humilhante.

Em todo o comentário, preferi nem falar sobre o principal culpado de toda esta situação, que se arrasta há mais de 4 anos. Exibições vergonhosas, equipa sem carácter, sem ideias de jogo, uma táctica casmurra, sem qualquer sentido, enfim, um autêntico marasmo futebolístico.

Mereceram o "Vocês são uma vergonha" da Juve Leo no final. Paulo Bento deveria oferecer o corpo às balas e assumir responsabilidades pelo péssimo futebol praticado, mas mais uma vez demarca-se totalmente da qualidade do futebol da equipa, ilibando-se de qualquer responsabilidade.

É verdade que o plantel é mau. É claramente insuficiente! Mas o treinador tem obrigação de pôr aquele conjunto de jogadores a jogar futebol, que é algo que não acontece há quatro anos consecutivos. Jogámos 70 minutos contra 10, e o site do clube ainda têm o descaramento de dizer que o resultado não reflecte o que se passou em campo, como se tivéssemos sido muito injustiçados... É preciso ter lata.

É a minha vez de dizer: São uma vergonha!

Contratámos dois jogadores quando continuamos com claras lacunas no plantel nas posições de:

- Defesa-direito
- Defesa-esquerdo
- Defesa-central
- Médio interior
- Avançado

Se queremos ser campeões, não basta reforçar a posição 10 e o ataque com um jogador. E jogadores como o Djaló? E o Pedro Silva? São zero! E as alternativas para as outras posições? Nada!

Não era isto que quereria José de Alvalade. Não era ter isto como equipa principal do clube, não seria ter, nem sequer durante um segundo, esta amostra de treinador como técnico principal do futebol do Sporting.

Saí do estádio frustrado. Para dois lugares no A28, só paguei 5€, e já achei caríssimo. Para ver isto? Para ver esta miséria?! O mais correcto seria devolverem o dinheiro a todos os que lá estiveram, a apoiá-los durante 90 minutos, e a quem fizeram mais uma desfeita, ao nível daquilo a que já nos habituaram.

Não mereces isto, Sporting...

2 comentários:

  1. 100% de acordo!!!

    Só faltava acrescentar aí à lista de dispensas o Abel o Pereirinha (pelo menos para rodar num outro clube da Liga).

    Curiosamente, todo este post se aplica, quase na integra, ao jogo da 2.ª mão...

    É impressão minha ou a equipa está fisicamente de rastos?...

    ResponderExcluir
  2. Abel e Pereirinha também são jogadores de que não gosto, e não lhes vejo qualidade suficiente para o Sporting, mas dentro das possibilidades (visto não ser realista dispensar todos os jogadores com falta de qualidade do plantel), prefiro ver pelas costas, o mais rapidamente possível, o Yannick e o Pedro Silva.

    Mas concordo plenamente com o post acima, a condição física deste plantel está abaixo de 0 e a equipa está-se a ressentir claramente desse facto.

    ResponderExcluir