segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Será este ano?


Tenho saudades de ver o Sporting campeão nacional de andebol. Tenho saudades da Nave de Alvalade, acima apresentada.

Fazendo "vista grossa" aos dois títulos conquistados no campeonato da Federação, em 2005 e 2006, sob a alçada da Federação de Andebol - em que não participavam alguns dos mais fortes rivais, como ABC de Braga e fcporto - o último título nacional que conquistámos na modalidade foi em 2001, com uma brilhante equipa liderada por Ricardo Andorinho, Carlos Ferreira e Paulo Faria, que venceu o porto em emocionantes finais, quando ainda era "viva", fisicamente, a velhinha e saudosa Nave de Alvalade.

Na época que começará já este mês, Paulo Faria, agora como treinador, terá a missão de liderar um grupo muito talentoso ao título de campeão nacional, ultrapassando a concorrência de ABC, Madeira SAD e dos "dois rivais do costume".

As principais alterações no plantel para a próxima época são a saída de alguns jogadores de fraca qualidade, como são os casos de Vasyuk, Pedro Cruz e Nuno Roque - estes últimos curiosamente a dupla de centrais da equipa, na temporada transacta -, para além de Pejovic e Joel Rodrigues. Para além destes, também o veteraníssimo Vladimir Bolotskih deixa Alvalade, rumando ao Madeira SAD.

Para compensar estas saídas, entraram atletas de muito melhor nome e qualidade. Para já, estão confirmadas as contratações de:

- Pedro Seabra (jovem central, ex-São Bernardo, considerado uma das maiores promessas europeias da modalidade);
- Hugo Rocha (lateral, ex-ABC, com características apenas defensivas, mas um excelente jogador no desempenho dessas funções);
- Vladimir Petric (lateral-direito, ex-Cuenca e fcporto - um autêntico "poço de força", com um potente remate de longa distância, que acrescentará também experiência ao plantel);
- Pedro Solha (ponta-esquerdo, ex-Águas Santas, considerado um dos melhores jogadores portugueses da actualidade).

Com quatro adições de qualidade, falta ainda colmatar as posições de central (a juventude de Pedro Seabra não lhe garante um lugar no 7 inicial) e pivot, que se diz estar a ser procurado no estrangeiro. Para além disso, está também praticamente confirmada a contratação de Fábio Magalhães, lateral-esquerdo e central do ABC, de apenas 20 anos, também ele uma das maiores promessas (e certezas) da actualidade.

Com seis saídas de uma equipa que fez uma campanha fantástica, na temporada anterior, e sete entradas que representam certamente um enorme acréscimo de qualidade, eis o plantel sénior de andebol do Sporting, versão 2009-2010.

Grandes jogadores (aos novos reforços somam-se nomes como Bosko Bjelanovic, João Pinto, Humberto Gomes, entre outros) e um leão como treinador têm que ser a fórmula do sucesso que escapa há já uns largos anos.

Paulo Faria já demonstrou plenas capacidades para dirigir esta equipa e também para atrair e chamar os adeptos e sócios ao Casal Vistoso, fazendo desse aspecto - a ligação entre jogadores e apoiantes - a grande base do seu trabalho.

Queremos ver resultados, agora. Ah, e um pavilhão também não caía nada mal...

Saudações Leoninas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário