sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quo vadis Sporting?

O Sporting Clube de Portugal não está bem. O clube que amamos tem falhas estruturais graves, muito graves em alguns casos, e vários factores têm impedido e continuarão a impedir, arrisco dizê-lo, que essas sejam corrigidas, levando o clube, na forma da modalidade que mais gente move, a ficar cada vez mais afastado das glórias e conquistas de outrora.

Paulo Bento "Forever"

O primeiro grande erro do então candidato e agora presidente Bettencourt. "Forever"? Estamos a falar de um funcionário do Sporting, nada mais que isso, e ainda por cima um funcionário incompetente. Nunca um funcionário do clube pode ser colocado à frente do mesmo. O Sporting é que é "forever", bem como nós, sócios e adeptos, o seu real património. Nunca tal poderá ser dito em relação a um mero treinador da equipa de futebol, nunca.

Bettencourt está agora a pagar o preço por esta sua declaração, que na altura era dirigida aos muitos adeptos que ainda simpatizavam com Paulo Bento. O que JEB não esperava, com certeza, era que a incompetência e as claras deficiências tácticas do seu treinador viessem ao de cima tão cedo na temporada inaugural do seu mandato, levando a uma enorme contestação que só terá fim quando Bento for despedido.

Aliás, Bento já fez questão de nos informar de que só sairá mesmo quando for despedido. Pelo seu próprio pé, não sai. Apesar de a minha paciência para com PB se ter esgotado há quase dois anos, sempre o tive como um homem de princípios, fiel ao seu clube, como o próprio afirmou há menos de uma semana, algo que vai totalmente contra esta sua última atitude. Continuar no Sporting não é ser leal para com o clube, Paulo, é continuar a mandá-lo abaixo, a afastar gente de Alvalade e a fazer a contestação aumentar.

Como tal, sou defensor de que, não havendo coragem por parte de JEB em quebrar o seu mais célebre slogan de campanha, o próprio Paulo Bento deveria chegar-se à frente e procurar um acordo que o faça sair. Seria bom para ele (bem, talvez não, porque tal incompetência não será suportada em muitos outros clubes, provavelmente), mas acima de tudo para o Sporting, clube que ele diz respeitar.

Falta de qualidade num plantel claramente deficitário

Paulo Bento tem culpa? Sim, claramente. Se me perguntarem que percentagem da culpa pela situação actual do futebol do clube tem o treinador responderia cerca de 60%, isto porque não sabe colocar uma equipa a jogar futebol, tem claras dificuldades em gerir um plantel e está no clube há 4 anos como treinador da equipa sénior, período em que as vendas de Gamebox's e os números em Alvalade têm diminuído claramente.

E os outros 40? Distribuídos por direcção, director desportivo e qualidade do plantel, de que falarei de seguida.

O Sporting tem este ano um plantel superior ao da época anterior. Manteve os melhores jogadores, perdeu Derlei, Romagnoli, Ronny, Tiuí para as entradas de Caicedo, Matias, André Marques e Saleiro. Contudo, a melhoria é mínima, mínima, mínima. Caicedo ainda nem provou poder fazer mais que Derlei, Marques e Saleiro, em especial o lateral, já deram provas de que não são opções válidas para um plantel que se quer campeão. Apenas Matias constitui realmente um aumento de qualidade indiscutível, em relação a Romagnoli, mas tal não chega, longe disso.

Na baliza, Rui Patrício não é brilhante. É um guarda-redes mais seguro do que o era há 2 anos atrás, mas está longe de ser um Schmeichel, um jogador com voz no balneário e dentro do campo, e que meta ordem no miserável sector defensivo deste plantel.

A defesa é precisamente o sector mais deficitário da equipa, na minha opinião. Com um quarteto de centrais constituído por Carriço, Polga, Tonel e Caneira, em que apenas o "míudo" tem, neste momento, classe para ser titular no Sporting, e mesmo ele não é infalível, sendo que o brasileiro é um dos maiores cancros do plantel, porque Bento não desiste de optar por ele em todos os jogos disputados, e laterais como Grimi, Marques, Pedro Silva e Abel, penso que a nossa defesa está apresentada.

Os mais optimistas utilizam o argumento de que temos tido das defesas menos batidas do campeonato nos últimos anos, mas esquecem-se que a defesa está longe de ter como única função não sofrer golos. Os quatro defesas-laterais da equipa são fraquíssimos, defensivamente, e ainda piores ofensivamente, já para não falar do "pontapé para a frente e fé em Liedson" tantas vezes praticado pelos centrais, especialmente Polga, devido a uma clara falta de ideias de jogo.

Deixando o meio campo para trás, visto considerar esse o sector que de menos mudanças necessita (Rochemback foi agora vendido, e será necessário um substituto ao brasileiro), e fazendo vista grossa à falta de qualidade de Bruno Pereirinha, excessivamente utilizado por Bento, na minha opinião, debruço-me sobre o ataque e o cenário está longe de ser animador.

Liedson, num péssimo momento de forma, é o único jogador de qualidade, entre os 4 avançados que não vieram do exterior (contando com Saleiro, mas excluindo Caicedo, visto que o equatoriano não teve ainda tempo para provar valor), sendo que Postiga e Djaló já tiveram demasiadas oportunidades na equipa, tendo em conta o que valem. O problema é que Bento, mais uma vez, não concorda comigo, e um destes "toscos" terá que ser o parceiro de Liedson no ataque, talvez até Caicedo se adaptar totalmente. Que falta fazes, Derlei...

Como tal, Paulo Bento é culpado de MUITO no futebol do clube; de uma maioria dos problemas, na minha opinião, mas não de tudo. Passando pela inoperância de Pedro Barbosa, o suposto director desportivo, pelas promessas quebradas de Bettencourt, pelos gigantes prémios dados a administradores da SAD todas as épocas (mesmo quando a equipa não ganha nada) e acima disso (calculo que tudo esteja relacionado) por um fraquíssimo plantel, com várias lacunas, e que não servirá para consumo interno (não tem chegado) e ainda menos para vencer uma competição europeia.

A vergonha das segundas e terças feiras, em directo para todos nós...

A televisão é, não haja dúvida, uma enorme fonte de influência nos dias de hoje, inclusivamente no que diz respeito ao desporto. Pois bem, às segundas e terças feiras, nos programas Dia Seguinte, Prolongamento e Trio D'Ataque, que opõem 3 comentadores desportivos, cada um adepto de um dos chamados "grandes", é oferecido aos adeptos do futebol e em particular aos sportinguistas um triste, deprimente "espectáculo".

Dias Ferreira (presidente da mesa da Assembleia-Geral), Eduardo Barroso e Rui Oliveira e Costa (ambos membros do Conselho Leonino eleitos pela lista C nas últimas eleições) são o exemplo mais visível de uma tentativa clara de lavagem cerebral e de um certo gozo para com os sportinguistas.

Nestes três programas, no início desta época desportiva, já ouvi os três comentadores situacionistas defenderem Paulo Bento com unhas e dentes (curioso que Dias Ferreira era, há menos de um ano, um dos grandes opositores de Bento e da direcção de Franco, mas suponho que cada um se vira para onde vem o dito "tacho"), ouvi uma tentativa indirecta de responsabilização dos adeptos contestatários pelos péssimos resultados e ainda pior qualidade exibicional da equipa, tentando dar destes uma imagem de destabilizadores e pessoas a mais no clube.

Como referi, assim se fazem autênticas lavagens cerebrais e se molda a opinião dos sportinguistas que ainda têm paciência para ver os programas em questão, por parte de pessoas sem um pingo de vergonha na cara e que não percebem que juntar mais leões à sua causa será apenas prejudicial.

Algo curioso, e que devia dar que pensar a estes senhores, é o facto de os mesmos "elogios" serem endereçados à direcção do Sporting e à sua equipa técnica pelos comentadores rivais, a quem certamente interessa que tudo continue como está no nosso clube.

"Tá calado, pá, tá calado!"

O cumulo da vergonha, da tristeza, da prepotência, da falta de nível. Não foi o tasqueiro Vieira que falou assim para um lampião qualquer, não foi o corrupto Pinto da Costa que se dirigiu assim ao homólogo lampião. Foi o presidente do SPORTING Clube de Portugal, que mandou calar, em frente a várias câmaras de televisão, um adepto do clube que contestava Paulo Bento no aeroporto, à chegada de Florença, após mais um desaire da equipa.

"Tá calado"?! Mas quem é José Eduardo Bettencourt para mandar calar alguém que é tão adepto do Sporting quanto ele? Quem é JEB para faltar ao respeito a um adepto que, no seu direito, apenas se mostrou contra a opção de manter Paulo Bento no clube?

Depois de uma série de infelizes declarações no período pré-eleitoral, após a opção de manter Paulo Bento, vem agora um sempre educado "Tá calado pá, tá calado!", imediatamente em auxílio de Paulo Bento, que parece ser quem o emprega, em vez do contrário.

É o futebol do Sporting, actualmente. Acabei por nem focar aspectos igualmente prejudiciais e importantes, mas creio que apenas quando as falhas na estrutura que referi poderemos voltar a ver uma equipa de futebol sénior do Sporting que lute para vencer em todos os jogos e que pratique bom futebol em mais de 5% dos encontros disputados numa época.


Contudo, esses cada vez mais estranhos conceitos de "vencer", "conquistar" ou simplesmente "jogar futebol" são para gente grande. Gente profissional. E creio que não há carta de pesados que valha quando a incompetência se mantém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário