quarta-feira, 17 de junho de 2009

Análise e sugestão de plantel - Época 09/10

Agora que começaram a surgir os primeiros rumores acerca do plantel do futebol profissional do Sporting para a próxima época, ainda não estando um único jogador confirmado, porém, penso ser altura de aqui deixar uma análise minha e uma sugestão em relação àquilo que considero dever ser, dentro das possibilidades, o plantel da próxima temporada.

Baliza

Não sou particular fã de Rui Patrício, sendo daqueles que prefere Stojkovic ao guardião português. Contudo, sabendo quem será o treinador da próxima época, não tenho outro remédio senão aceitar que será Patrício o nosso guarda-redes nas próximas temporadas.

Patrício e Tiago devem então continuar, na minha opinião. Quanto a Ricardo Batista, caso haja propostas acima dos 250 mil euros (valor que por ele demos), é para vender, promovendo-se um júnior ao posto de 3º guarda-redes. Caso contrário, fica, até porque não é um jogador problemático, dentro do balneário, pelo que vem a público.

Total de custos: 0€

Defesa

As últimas duas épocas de Anderson Polga no Sporting foram simplesmente miseráveis. Não se nota grande garra a jogar, parece que perdeu classe, e as falhas sucedem-se. Por mim, é um jogador transferível por qualquer valor acima dos 3,5 milhões de euros.

Manter Tonel e Carriço deveria ser ponto assente, assim como Caneira, devido à polivalência deste último. Assim, o central de que penso precisarmos seria um central forte, alto, algo que falta a esta equipa, a um preço não muito superior àquele que receberíamos por Polga.

Contudo, tendo em conta que Paulo Bento é o treinador, Polga é completamente intransferível e será provavelmente Tonel a sair, em princípio para Itália ou para a Escócia, sendo sugerido o nome de Manuel da Costa para o substituir. Acho uma péssima ideia.

Nas alas, nem Abel, nem Pedro Silva, nem Grimi, nem André Marques têm, na minha opinião, qualidade para serem titulares num clube como o Sporting. Tendo em conta que o orçamento não é muito alargado, como se sabe, penso que Abel deveria sair, dando lugar a algum lateral mais jovem e sobretudo com menos paragens cerebrais. Basta ver o exemplo do lateral-esquerdo Cissokho, recentemente transferido do porto para o AC Milan por 15 milhões de euros e adquirido, 6 meses antes, pela módica quantia de 300 mil euros. É uma questão de competência, não seria muito complicado fazer negócios destes caso a houvesse.

A minha ideia seria então: saídas de Polga e Abel
Entradas de: defesa central alto e possante (Enakharire deixou saudades) e de um lateral mais jovem e que defenda melhor que Abel

Balanço entre saídas e entradas: não gastar mais de 2 milhões de euros

Meio campo

Miguel Veloso terá que sair, na minha opinião. Quer por ser um jogador sem a cabeça no devido lugar, que deveria ser o Sporting, revelando uma elevada falta de profissionalismo, quer pela sua péssima forma, que parece não querer voltar, quer pelo encaixe financeiro que permitiria. É certo que fui dos que cheguei a pensar que seria estupidez vender Veloso por valores à volta dos 10 ou 11 milhões de euros, mas a actual situação faz-me considerar uma proposta desses valores, como têm sido veiculado pela imprensa, bastante razoável.

Para o seu lugar, defendo a melhoria de forma de Rochemback, que acredito ser possível, e a manutenção de Adrien.

De resto, a entrada de um médio interior como Hugo Viana, muito falado, seria bastante positiva, caso este esteja disposto a trabalhar, e a já quase confirmada entrada de Matías Fernandez, criativo do Villarreal, considerado o melhor jogador chileno da actualidade, por verbas entre os 4 e os 6 milhões de euros, fechariam um meio campo, do qual Leandro Romagnoli terá que sair.

Resumindo, recebendo uma verba de cerca de 11 milhões de euros (Miguel Veloso + Leandro Romagnoli), gastar-se-iam 4 ou 5, em Matias Fernandez, já que Hugo Viana virá, em princípio, sem custos.

Ataque

Derlei e Tiuí já saíram. Liédson e Postiga são para continuar, na minha opinião. Djaló poderá eventualmente sair caso surja uma proposta aceitável, algo que duvido bastante. Saleiro irá igualmente integrar o plantel da próxima época.

Faltará então um avançado que possa fazer companhia a Liédson. Nené seria uma excelente opção, mesmo que tal significasse deixar de parte o orgulho e negociar com o Nacional da Madeira. A venda de Veloso permitir-nos-ia fazer este investimento, que acredito ser muito compensador.

No total: cerca de 15 milhões de euros recebidos e cerca de 15 milhões de euros investidos.

Plantel:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista

Defesas-direitos: Reforço (?) e Pedro Silva (e Caneira)
Defesas-esquerdos: Leandro Grimi e André Marques (e Caneira)
Defesas-centrais: Daniel Carriço, Tonel, Reforço (?) e Caneira

Médios defensivos: Fábio Rochemback e Adrien Silva
Médios interiores: João Moutinho, Marat Izmailov, Simon Vukcevic, Reforço (Hugo Viana), Bruno Pereirinha
Médios ofensivos: Reforço (Matias Fernandez) (e Moutinho)

Avançados: Liédson, Reforço (Nené), Yannick Djaló, Hélder Postiga e Carlos Saleiro

Penso ser um plantel significantivamente superior, em qualidade, ao do ano anterior, capaz de ser campeão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário