terça-feira, 31 de março de 2009

Onde está o novo Sporting?

Recentemente, têm-se ouvido notícias frequentes acerca de eventuais candidaturas por parte de "ilustres" como José Eduardo Bettencourt (entretanto já desmentida pelo próprio), Miguel Ribeiro Telles e Dias Ferreira. Até já se fala numa possível recandidatura de Soares Franco, visto, segundo o amigalhaço Menezes Rodrigues, estão agora reunidas condições para que tal aconteça, que antes não existiam.

Sai um Soares Franco, entra outro para dar continuidade ao seu projecto, seja ele JEB, MRT, Dias Ferreira ou o próprio Menezes Rodrigues. E isso é que não, por amor de Deus. Uma grande parcela de sportinguistas está fartinha desse tipo de gente à frente do nosso clube. Uns podem amar o clube, tal como nós, outros podem amar simplesmente o dinheiro, mas o que impera é a ideia de que não deverão continuar à frente do clube.

Sobre Bettencourt e Ribeiro Telles, não tenho grandes dúvidas. São ambos grandes sportinguistas, mas já deram o que tinham a dar por este clube. Neste momento, seriam apenas dois nomes de continuidade, de suporte às ideias anti-sócios e anti-clube que vêm sendo apresentadas por Soares Franco, e não servem (ou pelo menos não deveriam servir) os intentos dos sportinguistas.

Dias Ferreira é um homem que admiro. Vejo o programa Dia Seguinte, na SIC Notícias, quase todas as segundas-feiras. E sobre o amor deste senhor ao Sporting, não há grandes questões a levantar. Defende com garra tudo o que nos diz respeito, ataca os lampiões quando necessário e mostra-se consciente acerca dos ideais pelos quais se deve reger o clube. Mas (porque tem que haver quase sempre um "mas"...) é mais do mesmo, "sportinguisticamente" falando. O irmão da Ferreira Leite cada vez mais se identifica com as políticas e os ideais de Soares Franco, algo que não sucedia nos primeiros meses de actuação desta administração. Aplico aqui o mesmo que disse em relação a JEB e MRT. Por agora não, obrigado. Mas que continue a defender publicamente o Sporting como tem feito. Nós agradecemos.


António Menezes Rodrigues é o actual vice-presidente do Conselho Directivo do clube. Este sim é autenticamente subserviente a Soares Franco e, caso seja este o candidato "situacionista", ou seja, da continuidade, não haverá qualquer diferença para o que temos actualmente. Por favor, não.


O jornal oJogo faz hoje manchete com Pedro Souto. É um homem de que nunca tinha ouvido falar, tratando-se aparentemente de um milionário do sector automóvel. Esperarei então para ouvir o que terá a dizer e qual será o seu projecto, caso decida avançar.

Também Paulo Abreu está na corrida, provavelmente. No rescaldo do congresso, já o pudemos ouvir dizer que ponderará candidatar-se caso Soares Franco não o faça. Acho que muito ficou aqui dito também. Para além disso, não deixou de mandar a sua "boquinha" à "oposição" por falta de capacidade de mobilização e por apenas criticar e nada fazer contra o actual rumo do clube. Para mim não interessa, mas esperarei ainda para ouvir quais são os seus planos para o clube.



Mesmo não apoiando esta primeira "aparição" pública, no que ao Sporting diz respeito, de Paulo Abreu, há algo pertinente que este referiu e que vai começando a preocupar um pouco. Onde anda a oposição, afinal? Onde? Em pouco tempo falei de cinco candidatos da dita "situação", e que já assumiram que se candidatarão (à excepção de Bettencourt) caso Soares Franco não o faça.


Agora, sobre a oposição, fala-se em Isabel Trigo Mira, que ganhou notoriedade nas suas acções de aproximação clube-sócios, Luís Aguiar Matos, que se insurgiu já contra a actual administração e, novamente, Sérgio Abrantes Mendes, que perdeu há 4 anos para Franco e que esteve no clube no tempo de Jorge Gonçalves. Há também Dias da Cunha, que diz apoiar Trigo Mira, caso esta decida avançar.


Mas falta algo mais concreto. Enquanto que os da continuidade não necessitam de dar já a cara, na minha óptica, visto terem já um "projecto-base", o de Soares Franco, e que apenas sofrerá, em princípio, algumas alterações, a oposição terá que começar desde cedo (e o tempo começa a faltar...) de se apresentar aos sócios e de (n)os tentar cativar. Até agora, gostei do que ouvi de Isabel Trigo Mira e de Aguiar Matos. Essencial é que estes se unam. Uma candidatura inovadora, da tal "oposição", vale mais que duas distintas, em que os votos se iriam dispersar.


E quem ganharia com essa situação? Pois é...


O tempo não abunda! É altura de mudar. Por um Sporting diferente, por um Sporting melhor.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Introdução

A criação deste blog surge envolta numa missiva de renovação, a mesma renovação que pretendo que aconteça no Sporting no acto eleitoral de Junho.

Cheguei, em tempos, a ter um blog sobre o nosso clube (http://um-clube-diferente.blogspot.com), mas foi-se perdendo com o tempo, e a minha disponibilidade deixou de ser aquela de que dispunha aquando a sua criação.

Visto isso já não se verificar e ter novamente algum tempo livre, e já que o Sporting vive, actualmente e nos próximos meses, um período importante da sua história, achei que seria melhor "começar do zero", em vez de tentar "ressuscitar" o meu antigo espaço virtual.

O nome do blog e o endereço url do mesmo não coincidem, visto ser efectivamente "Lugar de Leão" o nome que lhe quero colocar mas esse não ser um endereço simples e facilmente acessível. Como tal, Pensar Sporting foi o "lema" adoptado para servir de endereço do blog, visto ser precisamente isso que tenciono fazer, junto com os visitantes leoninos que por aqui passarem. Por um Sporting melhor.